MONOETILENOGLICOL "GLYFREZIN"

Outras Designações Comerciais  »»» ETILENOGLICOL / ETANDIOL / ETHAN 1 ,  2 DIOL

Apresentação

O Monoetileno Glicol / EtilenoGlicol  é um líquido esbranquiçado, higroscópico, pouco volátil, miscível em água,  álcool,  fenol,  acetona,  óleos vegetais e animais, hidrocarbonetos etc .  Misturado  com água e utilizado como anti congelante  , -  a  mistura  resulta oxidante, com reação ácida e  corrosiva, que é preciso controlar.

1. GLYFREZIN é um Monoetileno Glicol / Etileno Glicol especialmente " inibido",  de uso industrial variado, HVAC,  anticongelante, com proteção anti corrosiva para as mais variadas ligas metálicas, particularmente as de cobre e de alumínio.

2. Misturado com agua, -   para efeitos de permuta de temperatura, -  deverá ser dada importância ás suas características químicas: . - Águas com elevada “dureza” (ricas em cálcio e magnésio) e/ou fortemente mineralizadas, ferruginosas,   cloretadas,  etc;   –  prejudicam a instalação.   Estes  sais reagem com o glicol alterando os pontos de congelação do fluido circulante,  reduzem as  trocas de calor e vão  depositar-se  nas tubagens e superfícies metálicas,  provocando  problemas de corrosão/ Incrustaão.

3. GLYFREZIN   é um "anti congelante" com inibidor de corrosão Bayer Preventol.

Alem de exercer a sua função  como anti congelante,  o “ Glyfrezin “ oferece uma dupla ação :

  ( A )    Protege as  tubagens contra a  corrosão/ incrustação

  ( B )    Aumenta da capacidade de absorção e transferência o  calor.

 

 A  aplicação de “Glyfrezin” como anti congelante,  inibidor de corrosão, e  permutador de calor em Circuitos de Refrigeração,  é relevante.

                                                                  

APLICAÇÕES PRINCIPAIS

·         HVAC / Circuitos  de Refrigeração de Ar Condicionado

·         Painéis Solares / Colectores

·         Serpentinas de Arrefecimento com base em Álcool ou Glicol

·         Motores / Radiadores,  etc.

 

SOLUÇÕES AQUOSAS

1.      A Água a utilizar no enchimento da Instalação mesmo que de Consumo Publico ( água da torneira )   deve ser de boa qualidade, preferencialmente  com “dureza” (cálcio e magnésio) que não ultrapasse  os 10º F ( dez graus franceses).

2.      A quantidade de Glicol a injetar para obter o desejado “ponto de congelação, inibição e boa permuta de temperatura” está sempre relacionada com o volume total da água do respetivo Circuito.

Nota Técnica: - Nem sempre os volumes de água glicolada pré determinados nos projetos iniciais, correspondem rigorosamente aos volumes reais da Instalações , já que na maioria das vezes surgem alterações ao projeto inicial.

Por esta razão e porque ao longo da execução da maioria das grandes Instalações  muitos resíduos se acumulam no interior das tubagens, alterando os pontos de congelação,, recomendamos: -

A)    Que o Circuito seja inicialmente atestado apenas com água” bruta” , e que o Sistema seja posto em marcha e efetuada a circulação,  para se inspecionar a tubagem, bombas, válvulas, etc.

B)  Seguidamente deverá ser provisoriamente colocado na “Purga de fundo” do circuito um Contador Volumétrico, -  que irá medir, com precisão, o volume total do Circuito quando se extrair aquela água bruta após a Inspecção.

Em tal caso, - por forma simples e pouco onerosa, - serão extraídos do Circuito os resíduos que se acumularam no interior da Instalação e também será rigorosamente determinado o seu volume, após o que, por consulta do gráfico anexo,  -  será  facilmente determinada a quantidade a usar de Glicol para se obter a sua mistura com  água na  devida percentagem.

Nota Técnica: Para fácil e rápida determinação dos pontos de congelação da água glicolada deve ser usado um Refratómetro.  Especificações Técnicas a pedido. Fornecimento Imediato.

 

Circuitos Degradados por Corrosão e/ou Incrustação

 

 Em relação à  remoção das incrustações ou ao  tratamento anti corrosivo ( incluindo anti  “piting” )  ,  é recomenda a  sua limpeza química em Sistema de “Circuito Fechado”  utilizando o produto  “ Hipocloro Sulfanico”  seguido do tratamento anti corrosivo com  “Bayer Preventol” .

Obs: Especificações Técnicas destes produtos estão disponíveis, a pedido. Fornecimento Imediato.

 

Embalagens – Monoetileno Glicol “Glyfrezin ” é fornecido em  IBC's de 1200 Kgs e tambores de 260,

75 e 35 Kgs. Não se encetam embalagens.